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21.02.2018 - Por

SALES FARMA – HISTÓRIA DE 10 ANOS DE INOVAÇÃO

Parece que foi ontem… O ano era 2007 e o objetivo era claro: iniciar um reposicionamento de marca para a RUNNING, transformando-a de empresa provedora de serviços em uma empresa focada em produto. As perguntas eram muitas! Por onde começar? Qual produto escolher dentro de um portfólio de quase 20 anos de mercado? O que […]

29.05.2017 - Por

Coaching Contínuo como Ferramenta de Execução

Um dos principais desafios de qualquer grande corporação é alinhar a estratégia com objetivos comerciais e financeiros bem definidos para permear junto a todos os colaboradores. Estudos recentes da Korn Ferry apontam que mais de 70% da força de trabalho normal, não entendem completamente a estratégia definida pela empresa em que trabalham. Com um percentual […]

15.03.2017 - Por

Novos modelos comerciais para sair da recessão

Recentemente, alguns indicadores econômicos indicam que estamos saindo do estágio de recessão econômica. Alguns deles foram listados em artigo recente do economista Ricardo Amorim, intitulado “A recessão acabou. Mesmo?!” (https://goo.gl/rxZTCu). Um deles exemplifica bem o momento atual, com o início dos saques de FGTS para uma parcela considerável da população: a confiança do consumidor subiu […]

07.02.2017 - Por

Como driblar a crise: Convergência e Multidisciplinaridade nos Apps

Tenho acompanhado uma série de iniciativas inovadoras para 2017, com intuito de tornar o ambiente de negócios mais propício, visando a retomada do ritmo de crescimento da indústria farmacêutica de anos atrás. Fala-se em várias ações multicanal como visitas à distância, abordagens de MSL´s, impactos em redes sociais, uso racional de amostras e brindes, gestão […]

03.08.2015

Rastreabilidade de Medicamentos – Como fica o controle de amostras?

LinkedIn-AmostrasBrindesAté 2016, o processo de implementação da rastreabilidade de medicamentos no Brasil deve movimentar mais de R$ 4 bilhões, sendo que só na produção de medicamentos o Sindusfarma estima investimentos superiores a R$ 1 bilhão. Que teremos impactos no processo de fabricação, expedição, pick and pack e demais etapas do processo logístico não é novidade. Mas e com relação a rastreabilidade de amostras?

Muitas iniciativas para atingir a primeira fase, chamada piloto, vem sendo desenvolvidas e implementas em alguns laboratórios pioneiros. Como o objetivo final é proteger a segurança de pacientes garantindo rígidos controles de qualidade e rastreabilidade de dados de toda cadeia de distribuição, reduzindo medicamentos roubados e falsificados que chegam a consumidores, não se pode esquecer das amostras grátis distribuídas pela força de vendas dos laboratórios.

Já é uma exigência da ANVISA, o controle de lotes e quantidades recebidas pelos médicos em cada visita. Mas isso é realmente executado em todas as visitas? Quais brechas ainda estão abertas? Que tipo de inovação pode ser colocada à disposição dos propagandistas? “Hoje já podem ser implementadas regras de complience nos tablets dos representantes visando garantir o controle via assinatura digital dos médicos em cada visita. O próximo passo certamente vem alinhado com a possibilidade de se utilizar os QR Codes aplicados nas embalagens param através de captura de imagens (fotos por exemplo) se otimizar o processo de entregas. Já estamos discutindo esse modelo com alguns parceiros e, em breve, os mais de 50 laboratórios que utilizam o SALES FARMA para controle de amostras, terão uma alternativa bastante robusta de gestão de amostras”, afirma Christian Carvalho Becker, Diretor de Marketing & Negócios da RUNNING.

Como a perda anual estimada por conta de contrabandos no Brasil é de R$ 2,5 bilhões, o investimento nessa automatização de controles só tem a crescer. E seu laboratório? Está adotando quais medidas?