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21.02.2018 - Por

SALES FARMA – HISTÓRIA DE 10 ANOS DE INOVAÇÃO

Parece que foi ontem… O ano era 2007 e o objetivo era claro: iniciar um reposicionamento de marca para a RUNNING, transformando-a de empresa provedora de serviços em uma empresa focada em produto. As perguntas eram muitas! Por onde começar? Qual produto escolher dentro de um portfólio de quase 20 anos de mercado? O que […]

29.05.2017 - Por

Coaching Contínuo como Ferramenta de Execução

Um dos principais desafios de qualquer grande corporação é alinhar a estratégia com objetivos comerciais e financeiros bem definidos para permear junto a todos os colaboradores. Estudos recentes da Korn Ferry apontam que mais de 70% da força de trabalho normal, não entendem completamente a estratégia definida pela empresa em que trabalham. Com um percentual […]

15.03.2017 - Por

Novos modelos comerciais para sair da recessão

Recentemente, alguns indicadores econômicos indicam que estamos saindo do estágio de recessão econômica. Alguns deles foram listados em artigo recente do economista Ricardo Amorim, intitulado “A recessão acabou. Mesmo?!” (https://goo.gl/rxZTCu). Um deles exemplifica bem o momento atual, com o início dos saques de FGTS para uma parcela considerável da população: a confiança do consumidor subiu […]

07.02.2017 - Por

Como driblar a crise: Convergência e Multidisciplinaridade nos Apps

Tenho acompanhado uma série de iniciativas inovadoras para 2017, com intuito de tornar o ambiente de negócios mais propício, visando a retomada do ritmo de crescimento da indústria farmacêutica de anos atrás. Fala-se em várias ações multicanal como visitas à distância, abordagens de MSL´s, impactos em redes sociais, uso racional de amostras e brindes, gestão […]

29.05.2017

Coaching Contínuo como Ferramenta de Execução

LinkedIn Coaching (Set2016)

Um dos principais desafios de qualquer grande corporação é alinhar a estratégia com objetivos comerciais e financeiros bem definidos para permear junto a todos os colaboradores. Estudos recentes da Korn Ferry apontam que mais de 70% da força de trabalho normal, não entendem completamente a estratégia definida pela empresa em que trabalham. Com um percentual tão significativo de desalinhamento é relativamente comum que os maiores problemas para se alcançar os resultados desejados estejam nas fases de execução e não na confecção do planejamento estratégico. Uma ação imprescindível então, passa a ser garantir que essa execução ocorra de maneira mais aderente ao planejamento. Mas como fazer isso de forma produtiva?

Recentemente temos acompanhado um crescimento importante no uso de ferramentas de Treinamento para tentar corrigir esse desalinhamento na etapa de execução do plano estratégico. Aplicação de provas, avaliações, questionários, conteúdos de e-learning, gamification e várias outras atividades vem se proliferando nas principais companhias Brasil afora. Dentre essas atividades, uma vem conseguindo resultados bastante significativos: a implementação de uma cultura de Coaching Contínuo. Muita gente ainda confunde a aplicação de uma cultura de Coaching ao desenvolvimento de meia dúzia perguntas  e uns dois ou três feedbacks. Mas o processo vai muito mais além…

O ponto central da cultura de Coaching Contínuo é criar um vínculo real entre o avaliador e o avaliado, no sentido de mapear de forma clara as habilidades e competências necessárias para que haja uma evolução sistemática de performance e resultados tangíveis. Uma vez que evolução de performance se torna algo em constante evolução, o avaliador puxa a performance do avaliado de maneira contínua gerando um ciclo virtuoso desse processo que tende a ser remodelado e ajustado a cada etapa alcançada com sucesso. A professora da FGV, Vichy Bloch, desenvolveu uma matéria no jornal Valor Econômico que mostra bem esse potencial: http://www.valor.com.br/carreira/4878648/coaching-nao-e-so-aplicar-teste-e-dar-feedback.

Uma vez que estamos em uma época de gestão de recursos limitada, enquanto o país sai (ou saía, depois das delações da JBS) da crise, elevar a performance das equipes com conceitos de Coaching Contínuo se tona uma arma bastante poderosa. Principalmente para indústrias que possuem sua estratégia de execução baseada em força de vendas robustas, como o segmento Healthcare. “Nós, na RUNNING, estamos acompanhando vários projetos dessa natureza com bastante sucesso na indústria farmacêutica. Cada um com uma abordagem bem customizada aos objetivos estratégicos da empresa e, tendo no processo de constante readequação ao ciclo virtuoso, uma grande ferramenta de sucesso”, afirma Christian Carvalho Becker, diretor de Marketing & Negócios da RUNNING.